top of page

Projetos Acadêmicos

Artigos, textos, trabalhos

Projetos Academicos | Joao Casimiro Pesquisador
Entrei na universidade em 2013, no curso de Educação Musical da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, onde me formei em 2017. Morando em Campinas, próximo a UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas tive mais contato com pessoas da pós graduação e devagar fui criando interesse pelos estudos acadêmicos. Esses contatos me renderam trabalhos, e em 2017 fui selecionado no processo seletivo para fazer o mestrado no IA - Instituto de Artes da UNICAMP com o orientador Leandro Barsalini com o projeto "A bateria múltipla e suas performances", concluído em 2021. Me tornei professor da UFG em 2018.
Projeto Bateria no Ensino Superior - Doutorado - Joao Casimiro - Documentos Google_edited.

Projeto de doutorado | O ensino da bateria em universidades públicas brasileiras: panorama, conquistas, exclusões e propostas. - Projeto de Doutorado Aprovado na Unicamp 2023

RESUMO
Em 1989 o Instituto de Artes da UNICAMP criou o primeiro Bacharelado em Música Popular do Brasil, curso que tem o ensino da bateria entre os instrumentos possíveis. A partir de então, outras IES seguiram o mesmo caminho, criando cursos, habilitações ou ênfases em música popular que abrigam o ensino do instrumento bateria. Esta pesquisa pretende identificar, analisar e discutir como se desenvolveu o ensino do instrumento bateria em alguns cursos de graduação em música no Brasil nesses pouco mais de 30 anos de existência. Para tanto, a pesquisa, de natureza qualitativa, fundamenta-se na bibliografia sobre ensino de música popular e bateria a partir da perspectiva decolonial. Além disso, pretende realizar uma investigação documental em fontes de informação relacionadas ao ensino superior de música nas universidades pesquisadas, mas também uma análise multi-situada, conduzida em diferentes universidades públicas brasileiras que se conectam pelo ensino do instrumento bateria. Por fim, o trabalho tem como hipótese central, explorar a utilização de fonogramas como ponto de partida metodológico para uma educação integradora da bateria no ensino superior de música popular. 

Dissertação - 01 setembro 2021.docx - ACFrOgB3Q5ry3zXH3Ys0NdbOvGg29r02hKbamX99eKWobEiGqFlc

Dissertação de mestrado | A bateria aberta e suas performances: misturando bateria e percussão. - Trabalho de Mestrado Aprovado na Unicamp 2021

RESUMO
O presente trabalho identifica e sistematiza modos de execução do instrumento bateriasendo tocada simultaneamente com outros instrumentos de percussão por um único músico, prática denominada como Bateria Aberta pela presente pesquisa e bibliografia. A análise parte de exemplos retirados de registros fonográficos, audiovisuais e impressos de diversos artistas brasileiros, desde a década de 1950. Com base nos aspectos musicais (técnicos e interpretativos) diretamente observados, bem como da prática instrumental e a própria contextualização histórica dos exemplos em questão, foram pensadas quatro categorias analíticas, sendo elas, Instrumentos Substitutos, Instrumentos Agregados, Instrumentos Sem Baqueta e Recursos Eletrônicos. Dentro das categorias são observadas as principais e mais recorrentes combinações de instrumentos e como cada uma influencia a forma de tocar bateria tanto no sentido técnico quanto no resultado sonoro.

Orientador: Dr. Leandro Barsalini

Banca de defesa: Dr. Lucas Baptista Casacio; Dr. Guilherme Marques Dias;

COHON, João Casimiro Kahil. A bateria aberta e suas performances: misturando bateria e percussão = Open drums and its performances. 2021. 1 recurso online (132 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642175

qualificacao mestrado joao casimiro.jpg

Relatório Qualificação Mestrado | A bateria aberta e suas performances - Trabalho de Mestrado Aprovado na Unicamp 2019

  • João Casimiro Kahil Cohon

Orientador: Dr. Leandro Barsalini

Banca: Dr. José Alexandre; Dr. Enrique Menezes;

Texto apresentado para o exame de qualificação do mestrado em performance musical na PPGM da UNICAMP/SP.

A bateria múltipla e suas performances | Projeto Mestrado Joao Casimiro

PROJETO | A bateria múltipla e suas performances - Projeto de Mestrado Aprovado na Unicamp 2017

  • João Casimiro Kahil Cohon

Resumo:  A bateria é um instrumento múltiplo, ou seja, consiste em uma junção de diferentes instrumentos de percussão. Partindo deste pressuposto, exposto nas análises de Leandro Barsalini, o presente projeto de pesquisa propõe um estudo exploratório acerca da linguagem musical de bateristas brasileiros que misturam instrumentos de percussão no kit de bateria tradicionalmente americano, e os recursos técnicos envolvidos em sua execução. Assim, tenho como objetivo compreender como estes instrumentistas realizam seus acompanhamentos e adaptações de alguns ritmos brasileiros para a bateria com acréscimo de instrumentos de percussão. Para tanto, partirei da análise de trechos de músicas nos quais os bateristas Airto Moreira, Nenê, e Rogério Boccato, toquem a bateria com instrumentos de percussão agregados. Em busca de realizar tais objetivos, farei transcrições de trechos nos quais esse movimento ocorre, tendo como material os álbuns: Quarteto Novo (1967), Sanfona (1981), Rhythms and Colors (1993) e Irmãos de Fé (2017). Pretendo desta maneira contribuir com os estudos acerca da ideia de uma bateria múltipla e brasileira em música popular, e por fim produzir um recital e material didático para bateria com instrumentos de percussão agregados.

A big bamd CMS: a prática musical no campo da educação não formal | artigo Joao Casimiro

ARTIGO | A Big Band CMS/Conservatório Municipal de Socorro: a prática musical no campo da educação não formal - Rev. Cienc. Educ., Americana, ano XIX, n. 38, p. 67-84, out. 2017

  • Lívia Morais Garcia Lima

  • Klesley Bueno Brandão

  • João Casimiro Kahil Cohon

Resumo:  Este artigo aborda a problemática das práticas e processos educativos que acontecem no campo da educação não formal de música. O objetivo é apresentar e discutir as práticas do coletivo musical Big Band CMS enquanto um espaço de formação de seus participantes, por meio de uma análise desenvolvida por membros da Big Band CMS que buscam uma reflexibilidade sobre sua própria prática de aprendizagem. Nesse sentido, a metodologia empregada é a pesquisa qualitativa realizada por meio da vivência de dois integrantes do grupo, de acordo com a análise de atividades educacionais que ocorrem nesse grupo/espaço. Assim, é também intenção do artigo destacar a relevância da criação e a manutenção de projetos, como a Big Band CMS, por iniciativa espontânea da população, que afirmam a importância de pesquisas no campo ampliado da educação, reforçando a identidade social e comunitária por intermédio da experiência coletiva de aprendizado. Palavras-chave: Educação não formal. Aprendizagem. Banda de música. Música popular.

anppom 2018 texto para poster - a bateri

POSTER | A bateria múltipla e suas performances - Anais do XXVIII Congresso da ANPPOM, Manaus/AM, Agosto 2018. Site

  • João Casimiro Kahil Cohon

Resumo:  A bateria é uma junção de diferentes instrumentos de percussão que se cristalizou na década de 1930 nos Estados Unidos. Minha pesquisa propõe um estudo exploratório acerca da linguagem musical de bateristas brasileiros que misturam instrumentos de percussão no kit de bateria tradicionalmente americano, a fim de apresentar quais são as principais formas de tocar essa bateria múltipla e quais os recursos técnicos envolvidos em sua execução. Abordarei esta discussão através da análise da música “Ponteio” interpretada por Airto Moreira no álbum Quarteto Novo (1967).

Palavras-chave: Bateria. Percussão. Performance. Bateria múltipla.

bottom of page