Projetos Acadêmicos

Artigos, textos, trabalhos

Entrei na universidade em 2013, no curso de Educação Musical da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, onde me formei em 2017. Morando em Campinas, próximo a UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas tive mais contato com pessoas da pós graduação e devagar fui criando interesse pelos estudos acadêmicos. Esses contatos me renderam trabalhos, e em 2017 fui selecionado no processo seletivo para fazer o mestrado no IA - Instituto de Artes da UNICAMP com o orientador Leandro Barsalini com o projeto "A bateria múltipla e suas performances". 
A bateria múltipla e suas performances | Projeto Mestrado Joao Casimiro

PROJETO | A bateria múltipla e suas performances - Projeto de Mestrado Aprovado na Unicamp 2017

  • João Casimiro Kahil Cohon

Resumo:  A bateria é um instrumento múltiplo, ou seja, consiste em uma junção de diferentes instrumentos de percussão. Partindo deste pressuposto, exposto nas análises de Leandro Barsalini, o presente projeto de pesquisa propõe um estudo exploratório acerca da linguagem musical de bateristas brasileiros que misturam instrumentos de percussão no kit de bateria tradicionalmente americano, e os recursos técnicos envolvidos em sua execução. Assim, tenho como objetivo compreender como estes instrumentistas realizam seus acompanhamentos e adaptações de alguns ritmos brasileiros para a bateria com acréscimo de instrumentos de percussão. Para tanto, partirei da análise de trechos de músicas nos quais os bateristas Airto Moreira, Nenê, e Rogério Boccato, toquem a bateria com instrumentos de percussão agregados. Em busca de realizar tais objetivos, farei transcrições de trechos nos quais esse movimento ocorre, tendo como material os álbuns: Quarteto Novo (1967), Sanfona (1981), Rhythms and Colors (1993) e Irmãos de Fé (2017). Pretendo desta maneira contribuir com os estudos acerca da ideia de uma bateria múltipla e brasileira em música popular, e por fim produzir um recital e material didático para bateria com instrumentos de percussão agregados.

Relatório Qualificação Mestrado | A bateria aberta e suas performances - Trabalho de Mestrado Aprovado na Unicamp 2019

  • João Casimiro Kahil Cohon

Orientador: Dr. Leandro Barsalini

Banca: Dr. José Alexandre; Dr. Enrique Menezes;

Texto apresentado para o exame de qualificação do mestrado em performance musical na PPGM da UNICAMP/SP.

A big bamd CMS: a prática musical no campo da educação não formal | artigo Joao Casimiro

ARTIGO | A Big Band CMS/Conservatório Municipal de Socorro: a prática musical no campo da educação não formal - Rev. Cienc. Educ., Americana, ano XIX, n. 38, p. 67-84, out. 2017

  • Lívia Morais Garcia Lima

  • Klesley Bueno Brandão

  • João Casimiro Kahil Cohon

Resumo:  Este artigo aborda a problemática das práticas e processos educativos que acontecem no campo da educação não formal de música. O objetivo é apresentar e discutir as práticas do coletivo musical Big Band CMS enquanto um espaço de formação de seus participantes, por meio de uma análise desenvolvida por membros da Big Band CMS que buscam uma reflexibilidade sobre sua própria prática de aprendizagem. Nesse sentido, a metodologia empregada é a pesquisa qualitativa realizada por meio da vivência de dois integrantes do grupo, de acordo com a análise de atividades educacionais que ocorrem nesse grupo/espaço. Assim, é também intenção do artigo destacar a relevância da criação e a manutenção de projetos, como a Big Band CMS, por iniciativa espontânea da população, que afirmam a importância de pesquisas no campo ampliado da educação, reforçando a identidade social e comunitária por intermédio da experiência coletiva de aprendizado. Palavras-chave: Educação não formal. Aprendizagem. Banda de música. Música popular.

anppom 2018 texto para poster - a bateri

POSTER | A bateria múltipla e suas performances - Anais do XXVIII Congresso da ANPPOM, Manaus/AM, Agosto 2018. Site

  • João Casimiro Kahil Cohon

Resumo:  A bateria é uma junção de diferentes instrumentos de percussão que se cristalizou na década de 1930 nos Estados Unidos. Minha pesquisa propõe um estudo exploratório acerca da linguagem musical de bateristas brasileiros que misturam instrumentos de percussão no kit de bateria tradicionalmente americano, a fim de apresentar quais são as principais formas de tocar essa bateria múltipla e quais os recursos técnicos envolvidos em sua execução. Abordarei esta discussão através da análise da música “Ponteio” interpretada por Airto Moreira no álbum Quarteto Novo (1967).

Palavras-chave: Bateria. Percussão. Performance. Bateria múltipla.

Se inscreva:

Contatos

joaojazz@gmail.com

+55-19-997-024-465

  • Facebook - Joao Casimiro
  • Joao Casimiro YouTube
  • Spotify - Joao Casimiro
  • Instagram - White Circle