O baterista percussionista:

uma mistura à brasileira

Projeto de aperfeiçoamento técnico-artístico

Inspirado pela música Airto Moreira, Rogério Boccato, Nenê, Luciano Pimenta, Dom Um Romão entre outros bateristas brasileiros que utilizam instrumentos de percussão agregados ao drumset tradicionalmente norte americano, comecei a imaginar este projeto no inicio de 2017. Através de uma pesquisa mais ampla sobre a história da bateria, pude vislumbrar seu caráter múltiplo, ou seja, que nasceu da união de instrumentos de percussão. E essa multiplicidade me inspirou mais vontade de explorar essas possibilidades de novas combinações de instrumentações, gerando timbres e coloridos diferentes. 
Escrevi o projeto, que pode ser lido aquie fui aprovado no edital nº37/2017 do Proac/Editais - Aperfeiçoamento Técnico Artístico, tendo a oportunidade de estudar com algumas referências brasileiras em percussão, e na criação dessa bateria múltipla: Ari Colares, Rogério Boccato e Sérgio Reze.
Como contrapartida 3 oficinas foram oferecidas por mim: 1 em Socorro, 1 em Piracicaba, e 1 em Ourinhos. Produzi também algumas vídeo aulas que dialogam com o conteúdo adquirido nessa experiência, e esses vídeos estão disponíveis nas plataformas digitais e aqui nessa pagina. Além disso, o percussionista Ari Colares ministrou 3 oficinas nos dias 11 e 12 de maio de 2018 em Campinas no Espaço Núcleo Cupinzeiro.
Oficinas com Ari Colares | 11 e 12 de Maio/2018

Ari Colares é percussionista, arte-educador, professor da EMESP - Escola de Musica de São Paulo desde 1993. Seus cursos e oficinas já foram ministrados em diversos países e é unanime sua excelência enquanto músico e educador.

Ari ministrou 3 oficinas com duração de 3h cada, e com diferentes conteúdos:  

​1) 11/05 - 19h Oficina de Ritmos Brasileiros: voltada para todos interessados em aprender e vivenciar alguns ritmos brasileiros, com ou sem experiência.
2) 12/05 - 09h Oficina de Pandeiro: voltada para um público que já tenha alguma experiência no instrumento
3) 12/05 - 13h Oficina de Ritmos Brasileiro na Educação Musical: voltada para de arte-educadores, professores de escolas e pais.

 

As oficinas aconteceram em Campinas, no Espaço Cupinzeiro que fica no Distrito de Barão Geraldo. Foram 30 vagas por oficina.

Resultados:

46 interessados na Oficina de Ritmos Brasileiros
30 interessados na Oficina de Pandeiro
36 interessados na Oficina de Ritmos Br na Educação
Segue aqui a lista de interessados e confirmados:
Oficinas com João Casimiro | Ourinhos, Piracicaba e Socorro

Conforme estava previsto no projeto, ministrei três oficinas em diferentes cidades do interior paulista. Em Ourinhos, dentro da programação do Festival de Música de Ourinhos com 13 participantes, e Socorro, dentro do EMACS - Encontro de Música e Artes com 16 participantes, apresentei a oficina "História da Bateria", cujo conteúdo (áudios, imagens e textos) está disponível AQUI.  Em Piracicaba, no Espaço Viveiros foi ministrada uma oficina de percussão para 15 pessoas, que puderam tocar instrumentos de percussão como pandeiro, caxixi, tamborim, agogô, triangulo, chocalhos, tambor, executando alguns ritmos brasileiros.

Video Aula: Samba na bateria com agogo

 

Nessa vídeo aula apresento uma maneira de utilizar o agogo agregado na bateria no ritmo samba. Apresento um passo a passo no exercício, apresentando as rítmicas de cada peça da bateria, opções de como resolver os possíveis problemas de coordenação e qual o melhor caminho que acredito para conseguir chegar no resultado final. Espero que gostem e não esqueça de se inscrever no canal do Youtube. Tenha acesso as partituras desse exercício aqui!

Video Aula: A bateria no Brasil

Nessa vídeo aula apresento uma breve história da bateria no Brasil. Quando chegou? Como era chamada? que configuração e instrumentos a compunham? Quem eram os baterista? Como e que ritmos tocavam? Espero que gostem e não esqueça de se inscrever no canal do Youtube. Para mais imagens, áudios e texto com bibliografia clique aqui!

Video Aula: História da Bateria

Nessa vídeo aula apresento uma breve história sobre o instrumento. Quando e onde surgiu? quais os desenvolvimentos técnicos? Para ver mais imagens, os audios e o texto completo sobre esse assunto  cique aqui! Espero que gostem e não esqueça de se inscrever no canal do Youtube.

Vídeo da aula: Rogerio Boccato

 

Esse vídeo foi gravado no final de uma das aulas que tive a oportunidade de fazer com o Rogério em sua casa. Aqui Boccato toca triangulo sentado na bateria, e sintetiza musicalmente o que foi conversado em nossos encontros dentro do projeto do PROAC. É possivel encontrar mais vídeos como esse no meu canal do Youtube.

Realização:

Se inscreva:

Contatos

joaojazz@gmail.com

+55-19-997-024-465

  • Facebook - Joao Casimiro
  • Joao Casimiro YouTube
  • Spotify - Joao Casimiro
  • Instagram - White Circle